Grupo de investigação Arte e Arquitectura  

(Centro de Estudos do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)

 

São do âmbito do grupo de investigação arte e arquitectura os projectos que relacionem a prática da arquitectura com a das artes plásticas, na reflexão sobre os seus campos e na criação de situações em que estes se cruzem.
No entendimento da expressão artística como expressão de conhecimento, sendo incontornável a dimensão conceptual da obra de arte, as actividades deste grupo de investigação articularão, no campo da relação entre as artes plásticas e a arquitectura,  a reflexão teórica com a produção artística, em situações em que esta poderá ser, simultaneamente, objecto e instrumento de estudo.

A revista Homeless Mona Lisa (coordenada por António Olaio, Pedro Pousada e Jorge Figueira) surge, neste contexto, como sendo, sobretudo, feita por colaborações de quem faz arte: artistas plásticos, arquitectos, escritores.

Isto parte da consciência de que a prática artística é uma forma de conhecimento, e seu instrumento de investigação, e de que a inclusão do ensino artístico nas universidades é uma manifestação desse facto.

 

 

Agradecemos o apoio das Caves Neto Costa na sessão de lançamento desta revista